Trajetória | Banda Sonho Ótico
Facebook da bandaA Banda Sonho Ótico foi idealizada em julho de 2016. Alguns amigos de Nei Candido líder da banda, tiveram a iniciativa de fazer um projeto para capitação de recursos para a gravação do primeiro CD de músicas autorais do músico. No meio da confecção do projeto, um dos amigos teve a ideia de transformar esse CD em um SHOW das músicas desse trabalho. Nei já tinha em mente esse projeto de fazer um show nesse formato”SHOW/ PALESTRA”, convidou mais dois amigos para compor a Banda: Rogério Pinheiro na bateria, e Rafael Aguiar Alves nos teclados, foi então que surgiu o SHOW É COISA NOSSA. A banda fez seu primeiro evento somente cantando as músicas do show, em junho de 2017 num evento do Lions Clube de Taquaritinga, para a capitação de recursos financeiros para fazer 100 cirurgias de catarata para o hospital local de Taquaritinga. O Show/ palestra foi estreado no dia 27 de julho de 2017 no instituto federal de Votuporanga, tendo como público os alunos desse instituto, também da Associação dos deficientes visuais de Votuporanga e algumas pessoas da sociedade. Toda a idealização desse evento começou em setembro de 2016. Ensaios e estruturação do conteúdo da palestra foram desenvolvidos nas casas dos integrantes da banda. A construção do evento foi toda criada pelos mesmos: Escolha do repertório, conteúdo da palestra, arranjos musicais e formatação do SHOW/ PALESTRA. A banda SONHO ÓTICO está concorrendo no concurso “PROAC”, Programa de apoio a cultura do governo do estado de São Paulo, para a capitação de recursos financeiros, para melhorar a estrutura do evento, contratar um produtor artístico, produtor musical, figurino e também investir na propaganda e marketing do projeto, e realizar 8 eventos durante um ano na cidade de São José do Rio Preto com os alunos do ensino municipal.
SHOW É COISA NOSSA: O show está estruturado em 4 pilares:
1º. Artístico; Mostram através das canções Interpretadas, suas habilidades como instrumentistas, cantores e compositores. Também evidenciam a importância da arte/ música para os deficientes e para o público em geral: Música que acolhe, alegra e transforma...
2º. Informativo: Contam histórias que evidenciam a dificuldade das pessoas em como lidar com o deficiente visual, e dão dicas de como melhorar esse convívio. Demonstram seus equipamentos de tecnologia, computadores, celulares com seus leitores de tela, demonstrando a capacidade do deficiente em executar diversos trabalhos burocráticos, e também o uso das redes sociais. Falam também dos recursos de mobilidade com o uso de bengalas, cães guia, pisos táteis e sinais sonoros.
3º. Motivacional: Além do trio estarem motivando as pessoas com suas ações, desenvolvendo um show de superação, eles reforçam a ideia da importância das pessoas estarem motivando os deficientes, para que eles encontrem e desenvolvam o seu próprio talento. De um modo geral o show tem por motivar todo seu público, deficiente ou não.
4º. Inclusivo: A banda SONHO ÓTICO por meio do show é coisa nossa, faz um apelo para que a sociedade exercitem de forma mais séria esse tema. “ A INCLUSÃO é de todos e para todos”, reforça o trio: O que queremos realmente é conquistar uma autonomia, não queremos ser encostados e dependentes da sociedade...
Além dos 4 pilares, no show É COISA NOSSA seus integrantes comtam suas histórias de vida: Tristezas, alegrias, derrotas, vitórias, dificuldades e a superação diante os obstáculos enfrentados em suas trajetórias. Durante o evento existem dois momentos de interação com o público: 1º. Momento aberto para perguntas: Para esclarecimento de dúvidas e curiosidades dos presentes. 2º. Dinâmica com bengalas: Três voluntários videntes tem os seus olhos tampados por vendas, para que eles experimentem as dificuldades de se locomoverem com auxílio de uma bengala.
Repertório musical: As músicas do show são compostas por vários estilos e gêneros: Pop rock, MPB, sertanejo e música Cristã. Foram escolhidas a dedo não só pela beleza de suas melodias, mas também pela mensagem que suas letras transmitem, reforçando ainda mais o conteúdo da palestra, assim dando maior colorido ao evento.
Por quê ”É COISA NOSSA”? O evento leva esse nome, pois a deficiência não é somente um problema dos deficientes: Todas as pessoas podem ter um parente, amigo, vizinho, colega de trabalho com uma deficiência,e também niguém está livre dessa questão, ao longo da vida qualquer um de nós podemos nos tornar deficientes ocasionado por uma doença ou até mesmo um acidente.
Por quê “SONHO ÓTICO”? Dois motivos levaram ao nome da banda: 1º. Acreditamos que por meio dos milagres da tecnologia,a gente um dia venha ter uma visão perfeita. 2º. Um grande SONHO, é que a sociedade nos aceite como pessoas capazes, que nos informem, nos motivem e nos inclua com sentimentos de igualdade para todos.